Rastreados.

Quando se trata de privacidade, algumas pessoas tentam ser o mais discretas possíveis e outras já querem que sua vida seja exposta para o mundo.

Autores como Walter Bejamim, o cara que previu o big brother, disse, bom trocarei em miúdos, mas o texto A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, vai a fundo, e permite a galera literalmente pirar no texto. Bom o ser diz que quando algo é exposto para várias pessoas ao mesmo tempo por qualquer meio que não seja o próprio objeto, quando vemos o objeto real ele perde toda sua áurea artística.... complicou? Bom se você nunca tivesse visto a imagem da Monalisa, com certeza ao se deparar pela primeira vez com a obra, ela teria um baque bem maior, a na boa o assunto não é esse então leia o texto A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, e pire....

A questão é, quando falamos de estarmos sendo vigiados logo nos vem em mente, pelo menos na maioria das pessoas que conversei, é o Orkut, onde nossa vida é exposta ao mundo. Isso porque é, digamos uma coisa nova, talvez essas pessoas não pararam pra pensar que, usam cartões, seja de credito, alimentação, transporte... esses meios de comodidades e que geram segurança, bom segurança as vezes, quando querem te roubar eles sempre dão o jeito, mas também não isso o enfoque.

A fato é, quando você abastece o carro para ir para praia, e paga com cartão seja ele de credito ou débito, a administradora do cartão sabe exatamente o horário que abasteceu o carro. Chega na praia, calor de verão, mais ou menos 30º resolve comprar cerveja, sem dinheiro no bolso, bom pra que dinheiro se tem o cartão, você passa o cartão e mais uma vez fica registrado que agora, algumas horas depois de abastecer o carro em sua cidade, você está efetuando uma compra fora do seu estado. Opa, agora ela sabe que você está em outro lugar e isso acontece com qualquer tipo de cartão que você utiliza, as empresas que administram esses cartões sabem exatamente por onde você anda, com que freqüência gasta seu dinheiro suado depois de um mês de trabalho, a quantidade que gasta em determinadas contas e por ai vai, e essa exposição não se refere apenas a cartões e a tudo que você tem, seus dados estão em qualquer lugar do mundo em algum banco de dados guardadinho, prontos para serem utilizados em alguma coisa.

A agora você entendeu porque recebe ligações de banco dizendo que pelo seu ótimo relacionamento com o comercio eles estão lhes oferecendo um cartão novo com muito limite para compras....

Vivemos simplesmente num mundo onde somos apenas uma peça no tabuleiro.

Comentários

  1. Daew Skelotto, muito bom o post hein?!

    Abordando assuntos da área... hehe, te falei... viu como é legal e o texto flui...

    Bom, em relação ao seu Post, concordo c/ vc! O mundo está cada vez mais "antenado".

    O "Waltinhu" hehe, (Walter Benjamin) realmente foi um kara de visão. Mas acredito que tudo isso era um pouco previsível. Não tirando o mérito do kara, justamente pelo contrário.

    Mas agora digo: isso é só o começo, ainda chegará o tempo em que nossa vida será literalmente um livro aberto, com a evolução da internet e tals, acredito que isso não demorará muito.

    Bom é isso aew abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário