A internet continua mudando a vida das pessoas

Antes brincadeiras de pique-esconde, amarelinha, volei, stop, caçador. Agora Orkut, Msn, Gmail, Flog.
Perguntando a algumas pessoas sobre o que elas faziam antes e agora muita coisa mudou, já para outras pouca coisas mudara.


Era comum ver a criançada brincando na rua, em parques, andando de bicicleta, jogando volei ou futebol. Mas agora o que será que está acontecendo?
Acontece que conforme os anos se passam, a tecnologia avança, o mundo derrete e procuramos uma forma de conseguir estar vivos. A vida vai se adaptando. E é chegada a hora de perceber que estamos caminhando para nossa propria destruição, destruindo tudo aquilo que temos de mais valioso, que é nossa vida. Mas onde entra a internet nessa história?

Ela entra como um veiculo de informação, inclusão informativa dos problemas. As crianças que antes se divertiam com brincadeiras agora passam mais tempo conectados, e buscando informações sobre o mundo. Para algumas pessoas o que mudou com a internet foi o fato de chegar mais rápido as informações , de poder se comunicar, de poder estar mais antenado com o mundo. Ajudou nas questões profissionais, para envio de documentos e recebimentos. Uma das entrevistadas afirma que antes era complicado ter que enviar algum documento para as filiais, já que a empresa tem outras 3 filiais em diferentes estados. Então eram enviados três documento, e demorava um pouco até chegar, mas com a internet, isso mudou dando mais praticidade. “Agora basta enviar um unico e-mail para os 3 destinos, e confirmar por fax.”

Conversei tame´m com adolescentes, e adivinha qual foi o site que eles mais visitam?
Os adolescentes passam a maior parte do tempo no msn, e no orkut, tambem tem espaço para flogs, e alguns buscam conteudos para pesquisas escolares. E o que mudou para eles? Mudou que agora passam conectados conversando com amigos, e trocando informações.

E o que mudou para alunos de escoladas estaduais e municipais com a chegada da internet? Bom, para eles mudou muita coisa. Com o programa de inclusão digital, podem agora fazer parte desse mundo, visitar lugares que não podem ir fisicamente. E pra uma galerinha preocupada com o mundo se criou o Blog Palavra Aberta, gerenciado pela professora Gládis. O conteudo do blog é gerado pelos alunos de diferentes escolas e colégios, e mostra a preocupação da geração que é futuro de amanhã.

Segundo Platão, as cidades devem ser limitadas ao alcance do seu orador, e se a internet da a volta ao mundo, então o mundo é uma unica cidade, com diferentes culturas e objetivos, mas temos que fazer desse mecanismo algo que nos ajude a por o mundo em uma geladeira, para esfriar um pouquinho.

A internet muda toda a vida de uma pessoa nas questões de comunicação, conhecimento, troca de informações, troca de experiencia, entã vamos utilizar esse recurso e evoluir. Evoluir concientemente, buscar nas experiencias trocadas uma forma de nossas crianças conseguirem viver um pouco mais.


Comentários

  1. hummm....
    adorei seu blog....
    meus parabéns...
    fko mot beim bolado...
    adorei msmo!!
    bjoks c cuida moço ;P

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que as mães foram ao mercado de trabalho também, a violência aumentou, assim, não se pode mais ficar até tarde na rua... ficar em casa é menos perigoso... os carros andam mais rápido, a desigualdade cresce... as crianças nascem diante de um computador... que nessa história toda se faça o bom uso da internet e da tecnologia, mas sem esquecer do bate-papo sentado na calçada com aquele amigo do peito... :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Skelotto, Muito bom o Post, muito boa tbm é sua preocupação com o futuro do mundo e das pessoas, a internet realmente muda a vida das pessoas, mas para mudar o mundo é necessário que a mudança seja comportamental, parabéns pela iniciativa de alertar isso e usar a internet como fonte de informação para essa mudança, já que os jovens estão mais conectados na internet do que nunca, nós como Webdesigners temos que fazer a nossa parte e difundir essa informação de conscientização.

    Mais uma vez parabéns, e obrigado pelos comentários no http://blog.forbellone.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Skelotto,

    Parabéns pelo texto e obrigada pela referência ao Palavra Aberta.
    Nosso blog é um dos finalistas no Concurso Internacional EducaRede - Internet e Inovação Pedagógica ( http://www.educarede.org.br)

    Tem novo vídeo no blog: TRIBOS URBANAS.

    Qual é a sua tribo?

    Abraços
    Gládis

    ResponderExcluir

Postar um comentário