Internet afasta ou aproxima as pessoas?

Isso é muito relativo, então veremos pelos dois lados que estou imaginando.
Então veremos essas duas situações, de uma lado a internet unindo as pessoas e do outro lado a internet separando as pessoas.

A internet afasta as pessoas fisicamente, já que não precisamos ir até elas para conversar, basta conectar que as chances da pessoa que queremos conversar está logada é grande. Já ouvi algumas vezes pessoas conversarem em locais públicos, e quando chega a hora de ir embora uma delas diz “qualquer coisa te deixo recado no orkut”, “conecta o MSN que agente conversa mais”, “me manda um e-mail”.

Existem também as pessoas que preferem falar por meio da Internet com seus amigos, talvez por conseguir se expressa melhor com texto, por ter vergonha. Por algum motivo essas pessoas preferem conversar com alguém que não está ali fisicamente.

Hoje existem milhões de mecanismo de relacionamento, onde as pessoas podem se comunicar a distancia, alguns acham que isso separa as pessoas pelo fato de cada vez mais elas estarem longe e mesmo assim mantendo contato.

Ao mesmo tempo que a internet afastas as pessoas, a internet aproxima as pessoas, você deve está se perguntando como...

Ontem presenciei mais um fato curioso de uma família dividida pela distancia, parte dela no Brasil e a outra parte no Japão, e como unir essas pessoas por um momento? É a conversa era mais uma vez pelo MSN, e com a web can ligada. Essa é uma das formas de união das pessoas pela internet.

Os mecanismos de relacionamento, também, de alguma forma une as pessoas que se separaram por algum motivo, eles se encontram depois de anos separados. Esse encontro pode ser em comunidades, lista de contato e tantas outras formas.

E esses encontros as vezes resultam e encontro físicos também, nem que seja para sair a noite e curti as baladas.

A internet é ampla, ela serve para unir, separar, e viver de uma forma mais cômoda e cada vez com mais duvidas se estavos vivendo em uma era virtual ou real. O que importa é que não podemos fugir disso, sempre estaremos conectados de alguma forma, seja por um computador pessoal, pelo celular, por algum móbile.

O futuro da internet é ficar cada vez mais presente em nossas vidas, e só saberemos que ela está em nossas vida quando por algum motivo ela fica inacessível por alguns minutos, assim como é a luz elétrica, que lembramos que somo dependentes apenas quando ela falta.

Comentários

  1. fala brother...
    eu acho que não... bem pelo menos não para m im... se bem que houve um tempo que a internet me afastou de toda a minha vida social...
    eu acho que isso depende de cada um....

    ResponderExcluir
  2. Não é a internet que afasta ou aproxima as pessoas: o uso que se faz dela é que pode afastar ou aproximar.
    O bom uso de qualquer ferramenta é sempre bem vinda.
    E o bom uso da internet com certeza pode aproximar as pessoas, aproximar as idéias, os debates; nos permite acesso a coisas que não teríamos se não houvesse a rede - hoje em dia vejo os primeiros acordes de uma música que minha banda favorita irá lançar; baixo as músicas no momento em que são lançadas mas nem por isso deixo de ir ao show.

    Fico por dentro de tudo que rola com meu time do coração e posso debater com outros torcedores o que acontece.
    Falo com um amigo e tenho contato com ele praticamente constante (online)

    Mas nenhuma dessas coisas substitui a banda tocando ao vivo no show, a conversa jogada fora com o amigo e a comemoração do gol dentro do Mineirão.

    Portanto, depende do uso que se faz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário