Dia de prova vários alunos não estudaram, e agora o que fazer?


Quase certeza que a maioria das respostas seria, “sentar no fundão e colar” ou “sentar perto do fulano que ele estudou”...

E eu que pensei que só veria isso no colégio. Conforme vamos vivendo e convivendo percebemos que na vida muitas coisas são coladas, copiadas de alguém. É a velha história de que hoje em dia nada se cria, tudo se ajusta conforme as necessidades de onde vai ser aplicado.

Com certeza nesse momento alunos colam na prova de matemática, de português, de geografia. E profissionais colam idéias, opa quando se trata de profissionais não é colar e sim adaptar para seu meio o que vai ser utilizado.

Mas... quem está fazendo errado? O aluno lá atrás tentando conseguir notas boas para não reprovar ou profissionais que tentam promover seu trabalho, sua marca, sua o que for que esteja querendo fazer... ??? não sei...

No caso do aluno, ele está se enganando, como já foi citado o famoso CRTL+C .... CTRL+V, mas não seria um engano ele aprendre algo que nunca mais vai utilizar?

Isso ele está se perguntando, porque estou aprendendo que 2 + 2 = 4, está aprendendo exatamente porque é necessário aprender, por incrível que pareça quando esses alunos que colaram passam de ano, e estão trabalhando, o que eles fizeram no passado vai ajudar muito eles a fazerem seu trabalho, nem que seja pra dar boas risadas durante uma pausa pro cafezinho, ou para desenvolver algo, porque nem que tenha ficado vago em sua mente que 2 + 2 = 4, em algum momento da vida ele vai lembrar, e utilizar.

Agora a do profissional que adapta para novas aplicações o que foi feita, bom ai é um caso complicado, se essa adaptação for bem feita, com certeza passará despercebida.

O negócio não é adaptar e sim se inspirar, como o caso dos alunos que estão desenvolvendo trabalhos a respeito de movimentos culturais. Cada equipe está responsável em passar em um web site toda a idéia, ou parte da idéia de que e como é aquele movimento cultural, e nesse trabalho onde somo alunos/profissionais, percebi que o colar e adaptar para o meio é muito utilizado, além de se inspirar em algo para fazer outro algo... credo que confuso.

O interessante é aquela sensação de Deja-vu que sentimos quando procuramos alguma noticia na internet, um exemplo bem legal é fazer a pesquisa sobre “Nova lei de estágio”, nos 15 sites diferentes que li, li exatamente as mesmas palavras, só que não foi citado qual era a fonte inicial dessa noticia, não sei qual foi que escreveu, nem que pesquiso, nem onde foi primeiramente divulgada...

É se esses profissionais lembrassem da época de colégio onde alguns deles colavam pra passa, porque quem não cola não sai da escola, eles lembrariam dos trabalhinhos onde no final aparecia a bibliografia dizendo de onde foi a fonte de informação da pesquisa...

E agora você vai termina de ler esse texto, e ver que não tem fonte de pesquisa, porque esse texto saiu da minha cabeça certo?

Errado, isso tudo foi gerado porque fui pesquisar sobre algo que me importa muito, já que sou estagiário, e acabei vendo que mesmo que estudamos muito, na hora do pega pra capa, conceitos básicos como colocar de onde foi feita a fonte de pesquisa, não é utilizado... a vamos por a culpa na correria do dia-a-dia.

Comentários

  1. Dae Skelotto!!!

    KAra ótimo post, é isso aew em falar em provas e aulas a nossa voltou hehe, mas toh afim de só ir na segunda!

    Abraços e até lá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário