Internet na vida das pessoas pra que?

Lembrei agora dos argumentos citados por pessoas que acham que computadores, sistemas de computadores, internet e qualquer outra coisa que seja relacionada a computadores é ruim, que não funciona.

Calma, você deve esta se perguntando onde existem essas pessoas. Agora lembre-se, você também já ouviu reclamações do tipo, isso não funciona por causa do sistema.

Uma conversa em família alguém fala, “eu odeio computadores, pra mim essa coisa de internet não deveria existir”. Eu olho pro teto e penso, como pode uma pessoa que utiliza o MSN Mensegner para se comunicar com a família que mora na Itália, reclama da internet?

Mas as reclamações não pararam por ai. Reclamo do banco, argumentando que quando foi tirar seu pagamento a fila não andava, e a caixa falava que era problema de queda do sistema. Ai imaginei ligeiramente, aqueles filmes de faroeste, onde os assaltantes atormentavam as cidadezinhas, e ao mesmo tempo eram visto como heróis. Ia ser legal alguém ir, hoje em dia claro, numa agencia bancaria sacar seu dinheiro, enfrentaria uma fila demorada, já que é grande o fluxo nos bancos, quando chegasse sua vez, informaria seu nome. Digamos que seu nome comece com a letra “R”, agora imagine quantas pessoas na cidade onde você mora tenha um nome com essa mesma letra, e lembrando também que se não tivesse os malditos computadores que nunca funcionam e a internet que não faz diferença na vida de uma pessoa também na fosse pensada por militares para se comunicarem entre as bases, e que Tim Berners-Lee não tivesse feito tudo isso.

Você teria que retirar seu dinheiro em apenas um local, exatamente na agencia onde fez a conta, já que as outras agencias nem saberiam que você existe. Ai a moça do caixa ia anotar seu nome, porque correria o risco de demorar um pouco mais procurando seu nome em meio a milhões de nome anotados em folhas arquivadas, anotada a caneta quanto você tem no banco, e talvez rabiscada, e com algumas assinaturas dos saques feito por você, é pelo menos foi você que fez o saque, e não o Billy The Kid, ou qualquer outro Billy ou qualquer Kid alguma coisa. Por fim depois disso, a moça veria que a data de atualização da sua conta esta errada, opa atualização será a palavra certa? A vai essa mesma. Ela percebeu que a datas não confere com o ultimo calculo pra saber se você tem mesmo aquele dinheiro, então ela guarda aquelas milhões de folhas com os outros nomes, leva um caderno até você, parecido com aqueles que os empregados dos coronéis da borracha usavam para anotar o que os seringueiros compravam. E lhe diz, Senhora, vou esperar um pouquinho pra calcular quanto você tem na conta, o ultimo calculo feito foi a 4 meses atrás, e não tivemos tempo de por todas as cadernetas em dia, espere só mais um pouquinho, sente-se ali que já lhe chamo. A moça calcula, erra, rabisca, corrigi, chama o gerente que está fazendo outros cálculos, e ajudando tantos outros caixas. Você claro toma um cafezinho, depois uma água, um suco. Isso se o banco tiver essa mordomia, mas acredito que tenha. E então depois de todo esse tempo a moça diz que o quanto tem na conta, você retira seu pagamento, e vai embora.

Agora é só ir até o mercado e fazer aquela compra para o jantar especial de aniversário de casamento, pega o carrinho, escolhes os melhores produtos, vai paga, mas só tem dinheiro suficiente para pagar a metade da compra, a não tem problema, não existe internet, nem computadores, nem cartões de crédito/débito, mas não tem problema deixa a metade da compra lá separada, e vai até o banco, afinal a moça do caixa já coloco em dia o calculo da sua conta, e com certeza vai demora apenas umas 3 horas para achar sua caderneta, mas sem problemas ainda vai dar tempo de voltar e pegar as compras, afinal agora são oito horas da noite, e a ultima vez que você foi no banco era as sete da manhã. Pois é será que nosso personagem ai tivesse um cartãozinho de plástico e já fosse as sete da manhã fazer as compras? Ou melhor ainda, ao invés de sair as sete poderia ir na parte da tarde, e acorda um pouco mais tarde. Mas não, que se dane a internet, que queimem o maldito computador. E que por mim essas coisas nem existam, que não vão fazer diferença nenhuma.

Comentários

  1. Humm...
    Uma verdade inexorável!

    Excelente matéria!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou de pleno acordo, as pessoas criticam, mas elas não se tocam q o dia a dia delas está rodiada desta tecnologia, mesmo por que muito provavelmente quem critica é por que não conhece.... geralmente é assim...
    um abraço cara!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, muito interessante esse texto.
    É íncrivel como as pessoas são deependentes da internet e nem se dão conta disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário