G-google para dominar o mundo


O caminho para o poder é visado por muitos seres humanos, isso não é uma coisa nova. Muitos autores escreveram a anos atrás, é estranho acreditar em uma coisa assim, mas essas coisas foram escritas no século passado, e são tão atuais e serão sempre atuais em nossas vidas. A sede pelo poder, de dominar o mundo é escrita por autores como George Orwell em seu livro 1984, onde um governo modifica a verdade conforme suas necessidades, fabrica o que é certo ou errado para a humanidade, e os individuos são monitorados pelo Grande Irmão (Big Brother), sim do mesmo jeito que acontece no atual programa de tv, que foi totalmente baseado na ficção, antes já previsto por Walter Benjamin, em parte da “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, quando fala que os atores chegarão au ápice quando pararem de contracenar, e sim serem eles mesmos diante de um público. Nada mais do que um Big Brother atual, e essa citação sim tem a ver com aquele programa...

Em “1984”, o romance de Orwell, o poder é concentrado nas mãos de poucos, que dominam um mundo, ditando como a vida deve ser seguida, aos olhos do Grande Irmão (Big Brother), eles são classificados como pessoas boas e más. As más pessoas, são as que tem pensamentos diferentes das impostas pelo governo, as que cometem a crimidéia, o crime de idéia em novalingua. São totalmente controladas, seus passos são registrados suas conversas são gravadas, nada foge dos olhos do Grande Irmão.

Além do famoso programa de Tv, outras coisas foram baseadas nesses caminhos pela busca do poder e do dominio do mundo, como o filme, V de vingança, Minority Report, Djavu, entre tantos outros tiítulos. A igreja ve esse dominio como a besta que virá para separar o mundo, onde os bonzinhos aos olhos de Deus vão para o céu, e os que escolheram o livre arbitrio e foi para o lado negro vai para o inferno, simplesmente porque não andaram na linha.

Em “1984” o mundo era controlado pelo Big Brother, e na atualidade o que controla, ou tem o poder de controlar as necessidades da humanidade? Será que os dados gravados na internet poderão um dia ir contra nós? As buscas efetuadas, as necessidades ali gravadas, as intenções deixando rastros e a forma de ser bem visto sempre será controlado por alguma coisa.

Então entraremos agora na discusão. Será o Google um mecanismo que um dia vai controlar nossas vidas? Se o controle será total é de se imaginar, o fato é que em partes, e em muitas partes ele já controla. Seus serviços são gratuitos, em contrapartida colocamos nossos dados e deixamos a base de intenções ali para serem analisadas, a base de dados de intenções é comenentada por John Battelle em seu livro “A busca”.

Vamos categorizar algumas coisas nesse momento. Chamaremos os WebSites de “e-pessoas”, a internet como “e-mundo” e outras categorias serão criadas no decorrer do pensamento.

O Google, uma empresa que nasce de um trabalho academico, não foi a primeira ferramenta de busca, mas revolucionou o método de como as coisas deveriam funcionar nas internet ou no nosso “e-mundo” ( Internet).

Antes essas “e-pessoas” (Web-sites) eram categorizadas de forma diferente, pelos seus endereços, e o grande problema era quando uma pessoa do mundo real as procuravam para fazer uma consulta, elas apareceriam listadas, com critérios de forma que um site não era melhor que o outro, era feito de ordem nominal. Uma “e-pessoa” (Web-site), não era melhor que ninguém. Não era até o momento da criação do pageRank, um algoritmo que classifica de forma ordinal as “e-pessoas” (web site). Passando nesse momento, a serem classificados em os que andam na linham ou os que anda fora da linha, e com certeza eles não vão querer andar fora da linha.

E não é só essa classificação das buscas que o Google controla o “e-mundo” (Internet), seus serviços possuem informações sobre os ganhos de um site (Google Adsense), sobre sua disponibilidade de investir dinheiro (Google Adwords), o Google criou o mundo dentro do computador (Google Earth), o Universo pode ser visitado , a lua (Google Moon). O Google controla a vida das e-pessoas no e-mundo, alem de consegui informações sobre as pessoas reais do mundo real. Dominando a industria de busca, ele diz qual é melhor resposta para aquela sua pergunta em sua caixinha de busca, aquela que fica em seu site simples com cores primárias de sua logo. Jacob Nielsen fica maravilhado ao ver um site simples, objetivo e que deu muito certo.

Em uma busca, o Google é o dono da verdade no juizo final, separando que fica no céu, as três primeiras páginas de seus resultados, essas páginas são as mais visitadas em uma busca. Algumas ficam entre o céu e o inferno, sem um lugar definido, que seria da quarta até a sexta página, poucas pessoas chegam até essa página, geralmente elas mudam as palavras chaves se não encontram o que procuram até essas páginas, e são a minoria que chegam até elas, e o inferno, da décima página até o final das milhões de respostas.

E para não serem ignorados pelo sistema, ou pelo governo Google do e-mundo, pessoas reais fazem com que as as e-pessoas ande na linham para não serem ignoradas pelo governo, e não cair no inferno do e-mundo.

Em pararelo a isso algum sistema, tenta bular essas regras tentando ficar do lado contrário do G-G (Governo Google), como as empresas que, no início reclamaram do google, como o museu que relcamou quando o google frequentemente pedia a e-pessoa para indexar suas páginas, os administradores do museu analizaram tal atitude como uma forma de roubar as imagens e os textos ali concentrados. Ou a empresa de telefonia AT&T que reclama que o Google utilizava de sua banda larga de forma gratuita para começar moldar seu G-G.

A Google não foi de longe a primeira ferramenta de busca, mas moldou de como as coisas deveriam ser feitas. No inicio seus fundadores até tentaram vender seu sistema, mas ninguém acreditou, ou não confiou em sua prosperidade. E agora ele deu certo, passando por cima de todos.

Acreditar que uma sistema pode fazer uma base de dados de inteções das pessoas que em troca de serviços gratuitos, disponibilizam seus desejos e necessidades, suas duvidas e tudo aquilo que procuram. É simplesmente emocionante.

Se na ficção “1984”, o governo controlava tudo e qualquer coisa que queria, produzia a verdade conforme suas necessidades, o Google vem tecendo o mesmo caminho do Big Brother. Tendo acesso as conversas das pessoas pelos e-mails, sabendo quantas pessoas e de que lugar do mundo visitaram as “e-pessoas”. O Goolge está dominando o mundo, e quem tentar se opor, vai acontecer o que aconteceu com oWinston Smith , sofrer de tal modo a começar a amar o G-G.

Seremos de fato controlados pelo mundo virtual? Seguindo suas linhas de pesamento? O que está acontecendo é que seremos dominados pelo mundo real, com as informações que deixamos em nossa vida do e-mundo.

Pensar que o G-G sabe quais comunidades fazemos parte é pensar muito além. Nem percebemos que no Orkut, deixamos brecha para investidores atentos nos vender diversos produtos, basta vizualizar nossas comunidades e saber, que eu gosto de motos e computadores, que fulana gosta de brinco e de toalhas cor-de-rosa, ou então que eu tenho tatuagem.

E o que acontece com as pessoas se elas não estarem nesse mundo? Com certeza serão analizadas como alguém errado, fora da linha, um ser de outro planeta. É necessário ter algumas dessas ferramentas. Mas até onde elas são confiáveis? Colocar todos esses dados sobre nossa vida é simplesmente nos deixar ser controlados pelo sistema.

Nesse momento é de se pensar que algo assim foi criado, talvez sem intenções inicias, de controlar a vida das pessoas no mundo real. Basta verificar que com blog (Blogger), é possivel saber o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos, e que outras pessoas pensam sobre aquele assunto disponibilizado daquela forma por um usuário que acredita, que seus dados são seguramente guardados em milhões e milhões de computadores.

Nossa vida é controlada como em “1984”, só que não se damos conta que isso está acontecendo, porque ainda nossos dados não foram usados para determinar se somos pessoas boas ou más para o “Controle”. A partir do momento que seremos apenas marionetes do sistema, começaremos a reclamar, ou apenas anda na linha para não nos prejudicarmos e não passar por atitudes que façam nosso passado se apagar da história e ser moldado conforme as necessidades do “Controle”, como oWinston Smith fazia, mudando a verdade para o Big Brother.

Comentários

  1. Roberto, este é realmente um tema interessante para troca de idéias. Acredito que de certa forma a "verdade" sempre foi moldada por dinheiro ou algum outro tipo de influência. Acredito que o Google apenas massificou este processo.
    Sobre o fato de nossas informações serem usadas contra nós, prefiro pensar que pessoas com boas idéias terão melhores oportunidades.
    Parabéns, gostei muito do tema!

    ResponderExcluir

Postar um comentário