A historias são sempre as mesmas


Um filme, uma novela, um desenho animado, um conto na mesa de um bar, sempre as mesmas coisas. Acontecimentos da vida, coisas inacreditáveis que levam a um mesmo lugar, um final onde alguém se deu bem, seja na felicidade, na luxuria, ou apenas em uma casinha com sua família no meio do nada.
E durante essa estória acontecem os problemas, que aos poucos são solucionados, as perguntas que aos poucos estão sendo respondidas, como em uma linha cronológica de um roteiro cinematográfico.

Os integrantes da estória são apresentados, geralmente, o vilão o mocinho e a garota bela que tem que ser salva, [ lembrando que a beleza está em nossos olhos, em nosso sentimento ao se deparar com algo que nos afeta, seja uma pintura cubista, ou uma expressionista, um beijo apaixonado, uma rosa, uma brincadeira de pai e filho, a beleza está em nosso interior, e cada pessoa sente ela de uma forma....]

Então depois disso acontecem os problemas, alguém indo contra tudo o que é acreditado pela maioria, como no filme admirável mundo novo, onde a “civilização” nascia em “latas” e era pré-designada em suas funções, alfas, deltas, gamas.... e cada um passava por um condicionamento, para desempenhar sua função na sociedade, e quando algo saia de controle, condicinava-se novamente a unidade que falhou, até aparecer um “selvagem”, criatura concebida normalmente, assim como nascemos...

Só que em toda estória um motivo tem que ligar os dois lados, o bem e o mal, a felicidade e a tristeza, os paradoxos tem que se entrelaçar, e é ai que aparece um filho de um filho entre um civilizado e um selvagem, e adivinha quem seria o unificador e mocinho da história.

E esse mocinho tem a função de mostrar aos dominadores da historia, que o que eles entendem pelo correto é errado, ser predestinado a algo, ou controlado, opa... controle, é isso realmente também é necessário em qualquer enredo, alguém tem que controlar a situação. Ai o mocinho mostra a todos que felicidade é ao contrário do que eles imaginam, que a felicidade não é apenas ganhar dinheiro pra comprar as coisas, que felicidade não está ligada em servir ao controlador da situação, que tudo aquilo que ele acha certo, porque não aprendeu a pensar por si só, está errado, não porque alguém diz que a outra forma é a correta, e sim porque a verdade tem que ser pensado por cada individuo, a verdade pra mim é a que eu sinto, a que eu acho que é verdade.

Como um louco trancafiado em uma clinica psiquiátrica, o mundo dele é verdadeiro, o mundo dele é perfeito para ele, e tudo porque ele vive cada momento e aproveita sua fantasia, detalhe que pra mim o mundo dele é uma fantasia e o que ele diria do meu se fosse ouvido?

Nas historias pessoas são vistas de duas maneiras, ou temos que segui-las porque é um líder, ou não é seguida porque foge do que a maioria acha certa.

E depois de passar por problemas resolvidos, perguntas respondidas é a hora do final tão esperado, quem nunca assistiu um filme só pra ver o final? Pois é a maioria das pessoas, e esquecem de todo e enredo, pergunte a elas o que acontece no meio do filme, em qual parte o bem e o mal começam a caminhar juntos e a brigar. Ou pergunte do que fala a historia do filme.... a maioria das pessoas não vão falar que o filme trata de emoção, de felicidade, de ajuda ao próximo, e sim vão contar a historia do mocinho.

As historias são sempre as mesmas, o que muda é a forma de conta-las e se por acaso assistir um filme e se identificar-se com ele, não se preocupe, eles contam a sua vida, a minha vida a nossas vidas, seja um filme de ação, terror, ou romance.

Observe por trás de todas as cenas o que o filme quer contar, saiba identificar cada momento de sua vida, entre no filme faça parte dele do filme da historia ou de qualquer coisa, um livro, um anuncio nossa vida é um conto, que termina sempre no mesmo local e começa sempre da mesma forma. O que muda são as formas de ser contadas, mas preste atenção.. toda vida nasce, cresce se reproduz e morre. E nesse caminho vai acontecendo problemas que entrelaçam as situações para que ela seja de fato vivida.

O roteiro de nossa vida é como de um filme besta, alguém tenta nos controlar, e em algum momento nos temos o controle, e começamos a pensar por nós mesmos.
Algo acontece e a reprodução é feita, seja ela planejada ou apenas acidentalmente, ai vamos envelhecendo e alguma coisa tem que acontecer para morrer, uma doença ou um acidente. Raras vezes isso é interrompido, e se é interrompido porque a regra tem uma exceção.

Comentários